ARQUÉTIPOS DE PERSONALIDADE‘Faça o que bem entender’ será a base da lei.— Aleister Crowley
Arquétipos de personalidade não são novidade para aqueles que jogam Vampiro, Mago ou Wraith, mas certamente serão para aqueles que possuem apenas os ivros básicos de Lobisomem e Changeling. Para aqueles que não os conhecem, basta dizer que os Arquétipos de personalidade (que formam a Natureza e Comportamento do personagem) funcionam como os Augúrios de Lobisomem e os Legados de Changeling, ou seja, eles determinam a maneira do personagem agir e, em termos de regras, o Arquétipo determinado para ser a Natureza do personagem ajuda a recuperar Força de Vontade perdida (o Arquétipo determinado para o Comportamento é usado apenas para representação).
Os Arquétipos de personalidade mais comuns (e indicados) para demônios são:
Arquiteto, Vanguarda, Diretor, Bon Vivant, Excêntrico, Valentão, Fanático, Comediante, Juiz, Solitário, Esperto, Ranzinza, Rebelde, Sobrevivente e Tradicionalista. Estes Arquétipos podem ser encontrados em Vampiro, Mago e Wraith.
Mas os personagens também podem possuir outros Arquétipos. Os que estão a seguir não são inéditos, mas sim retirados de livros mais específicos, como Vampiro: Guia do Jogador, Vampiro: Era das Trevas e Lobisomem: Guia do Jogador.
AUTOCRATAVocê não gosta de desordem e tende a controlar ou organizar as coisas. Você gosta de estar no comando, vive para organizar tudo e normalmente faz as coisas funcionarem direito. Você confia em seu próprio julgamento e tende a pensar nas
coisas em termos simples: “Isto não funciona,” “Você está contra mim ou ao meu favor” ou “Há duas formas de fazer isso: do meu jeito ou do jeito errado.”
- Citação :
- — Recupere um ou mais pontos de Força de Vontade quando você liderar um grupo e conseguir completar um objetivo importante.
COMPETIDORVocê é motivado pela necessidade de vencer a qualquer custo. A emoção da vitória é a única que lhe satisfaz. A vitória é tudo o que importa. Tudo é uma grande competição. Você precisa ser o líder, o mais produtivo, o mais indispensável ou o mais querido — qualquer coisa, desde que isso signifique vencer.
- Citação :
- — Recupere Força de Vontade toda vez que você vencer uma competição. Quanto maior e mais importante a vitória, mas Força de Vontade é readquirida.
MONSTROPara cada luz, deve haver uma sombra. Você é a sombra, escolhido por Deus para ser o monstro que tenta os fracos. Você não se preocupa em manter sua humanidade. Escuridão vem de diversas formas e seu mal pode ser tão sutil quanto um boato difamador ou poderoso quanto uma metralhadora pronta para atirar. Você é o monstro que destrói, o traidor, o servo de Ialdabaoth e principalmente o agente da vontade divina...
- Citação :
- — Feitos sombrios recuperam sua Força de Vontade, mas para cada monstro apenas um tipo de pecado é satisfatório. Sempre que seu pecado escolhido for realizado com sucesso, você recuperará um ou mais pontos de Força de Vontade. Este Arquétipo funciona perfeitamente se feito em conjunto com a Maldição do personagem.
MANIPULADORAs pessoas podem ser controladas. Você sabe muito bem disso, mas também sabe que não é um líder. Deixe que os outros liderem, desde que você possa manipula-los a seu favor. Deixe que as pessoas façam o que quiserem, desde que isso o favoreça. Você usa de intriga, chantagem, carisma ou sedução para que as pessoas façam o que você quer. Você as convence, mesmo que os planos originais das pessoas sejam outros.
- Citação :
- — Recupere Força de Vontade sempre que conseguir manipular as pessoas de forma que você saia ganhando. Quanto maior o ganho, maior a Força de Vontade recuperada.
EXPLORADORHá muito o que você não fez ou viu em sua vida. Há um universo a ser explorado. Novas pessoas para conhecer, novos locais para visitar, novos segredos para descobrir... Você quer sempre adquirir novos conhecimentos e aliados. Por isso, você viaja pelos mundos e conhece novos seres e novas civilizações.
- Citação :
- — Recupere Força de Vontade quando você descobrir algo novo e significativo, como um item místico perdido, uma nova área da Umbra, uma nova raça sobrenatural ou um novo conhecimento. Também se pode recuperar Força de Vontade caso suas descobertas depois se mostrem úteis para sair de uma situação de perigo ou ajudem a solucionar algum problema.
PLANEJADORVocê não confia na sorte. Precisa estar sempre preparado para tudo, pois o improviso tem muitas chances de falhar. Por isso, você sente a necessidade de planejar tudo antes de agir. Mesmo quando pego de surpresa, você sempre procura arranjar um tempo para planejar o que fazer.
- Citação :
- — Recupere Força de Vontade sempre que uma situação corra de acordo com seus planos ou quando um de seus planos funcionar perfeitamente.
CAÇADOR DE EMOÇÕESVocê procura perigo e emoções extremas. Tranqüilidade não é para você. Tudo de que precisa é de ação e emoção!
Novas experiências o atraem. Para alguns, você é um maluco suicida, mas você sabe que precisa do perigo para se sentir vivo.
- Citação :
- — Recupere Força de Vontade sempre que propositadamente entrar em uma situação de perigo ou fortes emoções e sobreviver intacto à experiência.
LÍDERVocê nasceu para liderar. O seu objetivo é tornar-se líder de bando, seita ou Feudo! Você é aquele a quem todos devem responder. Você sente a necessidade de provar sua liderança para todos os que duvidam de sua capacidade. E quando
você alcança a liderança sonhada, você se sente compelido a se manter em tal cargo, fazendo de tudo para se manter como o líder.
- Citação :
- — Readquira Força de Vontade sempre que conseguir convencer os outros a segui-lo, seja através de desafios ou persuasão. Completar grandes e difíceis tarefas graças à sua liderança também pode dar alguns pontos de Força de Vontade.
PREDADORVocê é o predador. Matar ou morrer, vencer ou ser vencido, a sobrevivência dos mais aptos. Deixe que os outros pensem de forma misericordiosa! Cabe a você estar no topo da “cadeia alimentar”. Você gosta de derrotar seus inimigos de forma rápida e letal. Aqueles que se opõem devem ser destruídos, pois são ameaças a você.
- Citação :
- — Recupere Força de Vontade sempre que conseguir seguir, atacar e derrotar outra criatura sem a ajuda de outros para garantir a sua sobrevivência. A derrota de oponentes poderosos pode conferir mais pontos de Força de Vontade.
GALANTEOs
Galantes são almas extravagantes, sempre em busca de atenção e da
chance de serem a estrela mais brilhante. Os Galantes procuram a
companhia de outros, mesmo que seja só para serem adorados. A atenção
guia os Galantes e a sua busca costuma ser tão importante quanto sua
realização. Nada excita mais um Galante do que um novo público para
galantear e conquistar.
Artistas, filhos únicos e pessoas de baixa auto-estima são freqüentemente do Arquétipo Galante.
- Citação :
- —
Recupere um ponto de Força de Vontade sempre que você impressionar com
sucesso uma outra pessoa. O Narrador é o árbitro que decide quando
alguém está realmente deslumbrado, mesmo no caso dos personagens de
outros jogadores.
Exentrico
O
Excêntrico é um fanático, banido da sociedade devido aos seus hábitos
peculiares que o colocam fora do que é normal. Os Excêntricos não são
rebeldes indolentes ou desajeitados "gênios não reconhecidos", mas sim
pensadores independentes que não se adaptam ao estado atual. Os
Excêntricos freqüentemente sentem que o mundo se voltou contra eles e
por isso rejeitam a moralidade tradicional.
Alguns têm gostos, preferências e ideologias bizarras.
Extremistas, celebridades excêntricas e pessoas realmente estranhas pertencem ao Arquétipo Excêntrico.
- Citação :
- — Recupere um ponto de Força de Vontade toda vez que você for capaz de desconsiderar morais sociais sem sofrer retaliação.